Link copiado para a área de transferência
Magazine

#3 Bate-papo na Galeria | Comunicação visual na escala do edifício

10 de junho, 2022

Arquitetura ・ Idea!Zarvos

Na próxima terça-feira, dia 14 de junho, a Galeria Idea!Zarvos recebe João Nitsche, do Nitsche Arquitetos, Roberto Cipolla e Rodrigo Oliveira, da Vapor Arquitetura, para o bate-papo Comunicação visual na escala do edifício. Winnie Bastian media a conversa que passa pelas limitações e possibilidades do design em projetos com o tamanho e perenidade de um prédio.

João Nitsche é artista formado pela FAAP com atuação nos campos da arte, arquitetura, design gráfico e fotografia. Desde 2012 participa de diversos projetos com a Idea!Zarvos, propondo intervenções artísticas nas fachadas e áreas internas dos edifícios, além de identidade visual de vários deles. Você já deve ter reparado no edifício João Moura 1144, fácil de ser visto por quem passa na Av. Sumaré. A proposta dos tons de fórmica azul que compõe sua fachada foi pensada por João, trabalhando em parceria com seus irmãos do Nitsche Arquitetos.

É frequente na produção do artista a escolha de expor o que está por trás das câmeras, o processo. A obra “Vergalhão” no Box 298 é exemplo disso, uma vez que é feita da própria materialidade que está presente na composição de vigas e pilares que estruturam os prédios. No Corujas, a ideia foi trazer os desenhos técnicos de arquitetura em grande escala para um painel interno.

O interessante dos projetos de identidade visual em edifícios é a possibilidade de tirar partido da arquitetura para o desenho proposto. Volumes, materialidades e desenhos do espaço sugerem caminhos para a criação. Roberto Cipolla é designer e diretor de arte, com ampla experiência com publicidade e editoração. Com a Idea!Zarvos desenhou a identidade visual de alguns projetos, dentre eles o Oito. A arquitetura do edifício proposta por Isay Weinfeld é modular e estruturada em vigas e pilares metálicos. A modulação se destaca na paisagem para quem vê na rua e foi dela que Cipolla partiu para criar a identidade visual do Oito: a planta do projeto com seus nove quadrantes foi movimentada formando o desenho no numeral 8.

Rodrigo Oliveira é arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade e sócio da Vapor Arquitetura. Para o Joaquim 499 o escritório teve um facilitador: concentraram projeto de interiores e de identidade visual do edifício. Com isso, mobiliário, cores e comunicação foram pensados como uma coisa só. O projeto contrapõe a casca verde do lado de fora, com cores e materialidades quentes do lado de dentro para acolher o morador.

Conheça mais detalhes desses e outros projetos no Bate-papo na Galeria, na rua Sampaio Vidal, 978.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.