Agnaldo Farias e Guilherme Wisnik são professores da FAUUSP e curadores. O primeiro está bastante ligado ao campo da arte, esteve à frente da curadoria de uma série de Bienais de São Paulo, além do Pavilhão Brasileiro da 54a edição da Bienal de Veneza (2011) e da Bienal de Coimbra de 2019.
Wisnik têm no portfólio diversas publicações no campo da arquitetura. Como curador, liderou, dentre outras, as exposições Ocupação Paulo Mendes da Rocha (Itaú Cultural, 2018), Conversas na praça: o urbanismo de Jorge Wilheim (Sesc Consolação, 2019), e Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira (Casa da Arquitectura de Portugal, 2018).
Para o primeiro encontro de uma série que conta com a parceria do Superbacana+ e é um esquenta para o Terra Céu, próximo lançamento da Galeria Idea!Zarvos, eles integram a mesa de conversa do #6 Bate-papo na Galeria: Arte e Arquitetura. E dão um gostinho do que vão abordar:
“Com a exceção daqueles que já estão satisfeitos com a arquitetura que produzem, existem espíritos mais inquietos, cujos projetos se alimentam de outras referências, provenham elas de outras obras arquitetônicas ou de outras disciplinas, entre as quais a arte.
A relação entre arte e arquitetura remonta a definição que dela faz o romano Vitruvio. O século XX intensificou essa relação, especialmente a partir de grupos como o Archigram, britânico e o Superstudio italiano. Mais recentemente escritórios como Jean Nouvel, Rem Koolhas, Zaha Hadid, Herzog & De Meron, Tadao Ando, Sanaa, Diller & Scofidio, o brasileiro Gustavo Utrabo, indicam a fertilidade do contato com artistas, num arco que parte de Malevich, passa por Gordon Matta-Clark, Joseph Beuys, entre tantos outros, até esbarrar em Ai Wei Wei e Jeff Wall.
A conversa apontará alguns exemplos sobre o binômio Arte e Arquitetura e sua enorme contribuição para a reflexão e produção arquitetônica.”
Não perca! Dia 16 de agosto, terça feira, às 19h. Rua Sampaio Vidal, 978. Entrada gratuita.
[Inscreva-se](https://www.sympla.com.br/evento/6-bate-papo-na-galeria-arte-e-arquitetura/1671886)
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?