Encontrar um terreno no Itaim que servisse de base para um projeto ambicioso como o DAMATA não foi tarefa simples. O bairro, que nasceu como um desmembramento de Pinheiros, sofreu uma verticalização acentuada durante as últimas décadas, com suas casas dando lugar aos edifícios e os espaços de uso coletivo sendo levados quase à extinção.
Entretanto, a Idea!Zarvos encontrou o terreno ideal para o projeto: de frente para a dinâmica Avenida 9 de Julho, mas com acesso pela sossegada Rua da Mata, o edifício DAMATA descortina-se para São Paulo através de uma praça de uso público e com uma fachada ativa que oferece novas oportunidades ao comércio local. É a Idea!Zarvos de volta ao Itaim para contribuir com o cenário da cidade por meio de um edifício bonito, funcional e preocupado com o entorno.
O responsável pelo projeto do DAMATA é o arquiteto Isay Weinfeld, um dos nomes mais proeminentes da arquitetura contemporânea brasileira. Com mais de dez edifícios em parceria com a Idea!Zarvos no currículo, Weinfeld é conhecido por seu aguçado espírito artístico e por sua personalidade multidisciplinar - características que tornam inovadores todos os seus projetos.
Não é diferente com o DAMATA: a torre residencial eleva-se de forma angulada para garantir uma vista ampliada de todo o verde do Jardim Europa e as plantas dos apartamentos dispõem de um núcleo central com áreas de serviço, entradas e halls que organiza todos os cômodos principais ao seu redor, privilegiando ainda mais a contemplação da paisagem verde pelo morador.
Ademais, as entradas do edifício dividem-se entre as três faces do terreno, aumentando a privacidade dos moradores do residencial, que tem acesso ao prédio pela tranquila Rua da Mata.
O DAMATA eleva-se por 30 andares, acomodando janelas amplas e terraços em toda a volta 360º do apartamento, que trazem uma relação ampla com a vista e a cidade. Com este projeto, Isay fez escolhas de materialidades que representam um refinamento aguçado, mas que vêm acompanhado de um esforço pelo conforto absoluto ou, em suas palavras, “um exagero de gostosura”.
Mas o DAMATA ainda guarda uma jóia preciosa em sua cobertura: a piscina. Disposta no rooftop, ela tem um desenho que contorna todo o perímetro do prédio e oferece uma vista deslumbrante de qualquer uma das quatro faces do edifício.
A cobertura possui ainda um núcleo central com uma estrutura de treliças e plantas, permitindo que, em alguns períodos do ano, o topo do prédio seja tomado pelo verde já tão presente em todo o projeto do DAMATA.
O modelo de apartamento decorado do DAMATA pode ser visitado na Galeria Idea!Zarvos, localizada na rua Sampaio Vidal, 978, nos Jardins. A visitação está disponível todos os dias das 10h às 19h.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?