A Ideia!Zarvos tem o prazer de anunciar o lançamento do edifício Floresta, que une arquitetura de qualidade com a tranquilidade da Vila Ipojuca. Reunimos aqui alguns dos recursos arquitetônicos desse projeto que fazem toda a diferença, resolvendo questões de infraestrutura com beleza e cuidado com a cidade.
Projeto do escritório MMBB Arquitetos, seu desenho lança mão de soluções inteligentes que resolvem necessidades diversas. Um elemento de paisagismo que resolve questões de infraestrutura. Uma praça central que se relaciona com o bairro. Uma planta que otimiza os espaços e circulação, ao mesmo tempo em que potencializa a iluminação natural. Foram essas algumas das escolhas que os arquitetos Maria, Marta e Milton fizeram para o Floresta.
A estrutura metálica colorida que percorre toda verticalidade do edifício não é apenas um elemento estético que dá vida à fachada. Ela abriga também floreiras que trazem o verde para perto de casa. Espécies trepadeiras já plantadas crescem e completam a beleza do edifício. Mas não é só isso, a mesma estrutura também abriga os aparelhos de infraestrutura para ar condicionado, preservando a superfície do edifício de ruídos visuais. E você não precisa se preocupar em regar as plantas quando estiver fora porque elas já contam com sistema de irrigação automática.
Para valorizar a entrada de luz natural nos apartamentos, o projeto lança mão de dois recursos fundamentais: janelas grandes e um inteligente desenho de planta, que otimiza os espaços e a distribuição de luz. Espaçosos janelões de 1,70m de altura abrem todos os cômodos para a iluminação natural. Mas é o desenho da planta que permite que a luz seja distribuída pelos espaços com generosidade. Otimizadas para eliminar ambientes de passagem como corredores e halls, as plantas evitam assim divisórias que provocam áreas de sombra. Uma solução que ao mesmo tempo em que amplia os espaços, potencializa sua iluminação. Completa a equação a vegetação das floreiras que amenizam a incidência de luz direta, criando mais conforto.
Trazer a natureza para preencher a fachada, aliás, é uma escolha dos arquitetos também como diálogo com o arborizado bairro da Vila Ipojuca. Um dos tripés da Idea!Zarvos é o cuidado com o contexto de cada edifício, e é por isso que o Floresta, no coração da Vila Ipojuca, pensa o verde não como ornamento mas como princípio. Somado à sua verticalidade preenchida com plantas, o Floresta se estrutura ao redor de uma generosa praça central com vegetação abundante. Assim, a natureza se faz onipresente e mantém uma boa relação entre edifício e cidade.
E foi pensando nesse princípio de cuidado com a cidade que há cinco meses a Idea!Zarvos ofereceu à cidade a Praça Floresta. Abrigada dentro do terreno do edifício Floresta, ela recebe mensalmente a Feira Ipojuca, que é uma iniciativa que reúne alguns comerciantes locais um sábado por mês. No dia 20 de novembro, a feira chegará em sua sexta edição. Venha curtir esse espaço ao ar livre e aproveite para conhecer o decorado na Rua Capitão Alceu Vieira, 46 e saber mais sobre o projeto.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?