Grande parte do portfólio Idea!Zarvos pode ser visto em um passeio pela Vila Madalena. Quem conhece, mora ou frequenta o bairro, sem dúvida já foi impactado por um dos projetos – ou até já elegeu o seu preferido.
Após a Vila, a Idea!Zarvos apostou em outros bairros, como Pinheiros, Alto de Pinheiros, Jardins e a Vila Ipojuca, escolhida por preservar um clima bucólico e tranquilo, que lembra cidades do interior de São Paulo, mesmo localizada há poucos quilômetros de bairros super movimentadas, como a própria Vila Madalena.
Árbol, Flora, 360°, Nido e Floresta. A história da Idea!Zarvos na Vila Ipojuca alcança o quinto projeto desenvolvido e aqui falaremos um pouco sobre cada um deles.
ÁRBOL
A história da Idea!Zarvos com a Vila Ipojuca nasceu no Árbol. Projetado pelo arquiteto português José Carvalho Araújo, o edifício é inspirado na natureza e no verde que caracteriza e envolve o bairro. É um Idea!Zarvos que convida a paisagem do entorno a fazer parte do empreendimento e a entrar pelas generosas janelas dos apartamentos.
“Nosso caminhão de mudança foi o primeiro a encostar aqui, o que torna a nossa relação com o prédio mais especial. O que mais gostamos do Árbol é a relação com o exterior. O apartamento tem uma permeabilidade visual que nos permite estar conectados com o mundo lá fora.” – Priscila Fecher, a primeira moradora do edifício.
Para a Idea!Zarvos, tão importante quanto decidir o arquiteto que irá assinar o projeto, é conhecer quem faz parte dele.
FLORA
Após o Árbol, o segundo Idea!Zarvos a fazer parte da Vila Ipojuca foi o Flora. Projetado pelo arquiteto Gui Mattos, o edifício é marcado por uma arquitetura formada por varandas amplas e janelas piso-teto, que trazem luz natural para todos os ambientes.
Gui Mattos começou sua trajetória profissional no litoral de São Paulo. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, e com experiência prática no canteiro de obras, o paulistano imprime em seus projetos uma arquitetura propositiva, que procura reinventar espaços funcionais e expressivos por meio de gestos, formas e texturas que promovem experiências e integração da paisagem ao edifício. Elementos marcantes, que podem ser vistos na arquitetura do Flora.
360°
Continuando a história da Idea!Zarvos na Vila Ipojuca, chegamos ao 360°. O residencial se tornou um cartão postal paulistano e é um dos projetos mais premiados do portfólio.
Localizado em um dos pontos mais altos de São Paulo, o 360° proporciona a seus moradores uma das vistas mais incríveis da cidade. O projeto foi o primeiro residencial assinado por Isay Weinfeld para a Idea!Zarvos, e impressiona pela fachada que lembra um tetris, em que os módulos se encaixam perfeitamente.
Entre as premiações conquistadas, o edifício venceu as categorias residencial e geral do MIPIM AR Future Projects Awards. O prêmio é oferecido por umas das revistas de arquitetura mais prestigiadas do mundo, a inglesa Architectural Review.
NIDO
O quarto Idea!Zarvos na Vila Ipojuca é o Nido, projetado pelo escritório Brasil Arquitetura.
Uma das características sempre presentes nos projetos do Brasil Arquitetura são as plantas que incentivam a convivência - e no Nido não poderia ser diferente. Além da distribuição de ambientes resultar em uma planta sem áreas perdidas, os espaços promovem a integração entre os moradores, em ambientes super aconchegantes. Por exemplo, na ampla sala banhada por muita luz natural que entra pelos caixilhos piso-teto, e tornam os apartamentos tão acolhedores quanto uma casa em meio a natureza.
Dessa forma o Nido reúne o clima bucólico da Vila Ipojuca, uma planta impecável e a beleza dos projetos assinados pelo Brasil Arquitetura.
FLORESTA
E para fechar - por enquanto - a história da Idea!Zarvos na Vila Ipojuca, chegamos ao Floresta. Um projeto que nasceu da ideia de viver em um endereço arborizado, dentro de São Paulo - e há poucos kms de endereços super movimentados. O edifício é composto por duas torres, separadas por uma praça central com 15 metros de extensão, coberta pelo paisagismo exuberante de Rodrigo Oliveira.
A praça, aliada a uma dinâmica que intercala a posição dos apartamentos, foram as soluções do escritório MMBB, para que as unidades voltadas para o interior tenham privacidade e uma vista incrível. Além disso, para qualificar a ampla relação entre o exterior e o interior, a fachada do Floresta é constituída por múltiplos elementos. Um deles, contribui para trazer o verde a toda a extensão do edifício, impactando de forma positiva o cenário da Vila Ipojuca.
Uma malha feita em barras de aço identifica cada apartamento com uma cor distinta e constrói, na visão do conjunto, uma paleta harmônica, que também serve como máscara e suporte para eventuais aparelhos de ar-condicionado, redes de segurança e jardineiras, que ajudam a controlar a radiação solar e a regular a exposição do interior dos apartamentos.
Poucos bairros paulistanos receberam, nos últimos anos, tamanha riqueza arquitetônica, quanto a Vila Ipojuca: Carvalho Araújo, Gui Mattos e Brasil Arquitetura são apenas alguns dos grandes nomes responsáveis pelos edifícios que se espalham pelo bairro.
Os projetos Idea!Zarvos têm contribuído para trazer aos arredores um espírito ainda mais jovem, de renovação e de diversidade de públicos. Um movimento que estimula o crescimento e a valorização da Vila Ipojuca e fomenta a economia local.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?