"Painel Cantoneira" é o nome que o artista João Nitsche deu à instalação artística em escala urbana que fez para a Galeria Idea!Zarvos. Em um espaço linear de aproximadamente 60m voltado para a movimentada Avenida Rebouças, Nitsche propôs uma sequência de 500 chapas metálicas galvanizadas com perfis em formato de "L", dispostas paralelamente e com pinturas em ângulo formando desenhos diferentes em cada face dos perfis.
A instalação cinética provoca a percepção do observador, que enxerga desenhos diferentes a depender do ponto onde está. Para quem passa de carro, o movimento das chapas estáticas parece uma dança elegante.
A Idea!Zarvos tem como um de seus maiores valores a preocupação com o entorno e, para a criação da Galeria, este tema entrou como prioridade. Desde o início de sua concepção, a intenção era criar um ambiente que fosse convidativo para o público e que se relacionasse com beleza e delicadeza com a cidade. Por isso, o nome do parceiro de longa data, João Nitsche, surgiu naturalmente.
João Nitsche é formado pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e transita entre as artes plásticas, a arquitetura, o design gráfico e a fotografia. Desde 2009, faz parte do escritório Nitsche Arquitetos, onde comanda projetos de comunicação visual, intervenções urbanas e arte. Com a Idea!Zarvos já fez a identidade visual de diversos edifícios, além da comunicação visual da própria Galeria.
Conheça um pouco do Painel Cantoneira no vídeo produzido por Luis Madaleno.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?