Em 2021 a Idea!Zarvos concluiu a construção do Nido, mais um Idea!Zarvos na tranquila Vila Ipojuca. O edifício tem projeto da Brasil Arquitetura. Seus sócios Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, que tiveram o privilégio de contribuir para a produção da gigante Lina Bo Bardi, têm em seu portfólio projetos que vão de residências a espaços culturais ou até mesmo projetos de restauro.
Não à toa eles propuseram um espaço que se relaciona tanto com a rua, através da fachada aberta e ativa, quanto com a parte interna, através de um átrio central. As passarelas em ângulo e em concreto aparente dão uma plasticidade única e potente ao espaço que abraça um jardim central.
Um contraponto harmônico entre o concreto aparente e elementos de cor compõem a estética do edifício. Sobre o verde das paredes externas, persianas em tons quentes criam um jogo dinâmico e sempre diferente para a fachada. Assim a composição nunca vai estar igual para quem vê da rua.
Do lado de dentro uma delicadeza de projeto surpreende à noite quando as luzes se acendem. Uma iluminação linear acompanha o guarda-corpo das passarelas anguladas do átrio central, enfatizando seu desenho.
Por dentro dos apartamentos, plantas otimizadas. Assim nasceu a planta borboleta, em que a sala e cozinha estão centralizadas, enquanto os quartos estão cada um para um lado. Dessa forma, os apartamentos não perdem área com elementos de circulação como corredores e halls.
O espaço ganha sensação de amplitude com as portas de vidro de piso a teto que se abrem para a sacada. A sacada por sua vez, que se projeta a partir de metade da largura da sala, tem uma espécie de extensão com a floreira que preenche a outra metade. Assim, quando aberta a porta de vidro da sala, a área externa se integra completamente e amplifica a área interna.
Um projeto funcional que não renuncia à beleza.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?